Hey, kids!
A um mês do Natal – começamos a preparar tudo para esta celebração. Uma das celebrações favoritas e com um dos nossos doces favoritos – Aletria de Ovos. Nada tem tanto o sabor a Natal como esta aletria. Memórias afectivas de criança, antes do Bolo Rei, as Rabanadas, ou os Mexidos começarem a ter uma igual importância para nós.
Como, para nós, não há Natal sem Aletria de Ovos, aqui fica a receita a tempo de mais uma noite de consoada.


Receita de Aletria de Ovos
1 prato de aletria | 20 minutos
Ingredientes para a receita de Aletria de Ovos:
- 110 g aletria
- água a ferver (q.b.)
- 130 g açúcar branco
- 100 ml água (temperatura ambiente)
- 9 gemas de ovos – tamanho M (ligeiramente batidos)
- 1 pau de canela
- 1 raspa de limão
Para preparar a receita de Aletria de Ovos, é preciso começar por colocar a aletria numa taça e partir em pequenos bocados. Então adicionar a água acabada de ferver e deixar escaldar por 1 minuto e 30 segundos, escoar e reservar.
Então, colocar numa panela as 130 g de açúcar e 100 ml de água (deverá ser o suficiente para cobrir o açúcar). Levar a lume médio durante 2 minutos, apenas o suficiente para chegar a quase ponto. Ao fim dos 2 minutos, adicionar a aletria anteriormente ‘escaldada’. Continuar a cozinhar em lume médio, mexendo sempre, até estar bem envolvido – por 3 minutos.
Retirar então a panela do lume e ir vertendo a aletria para as gemas (que deverão estar numa taça, ligeiramente batidas), aos poucos de cada vez enquanto se vai mexendo sempre para não ‘talhar’.
Depois verter a mistura de aletria e gemas de volta para a panela, adicionar o pau de canela e a raspa de limão e em lume médio cozinhar por mais 2 minutos, até se começar a ver o fundo e a ‘fazer estrada’.
Retirar a panela do lume e colocar o preparado num prato/travessa de servir. Deixar arrefecer antes de polvilhar com canela em pó.


Dicas para a prepação da Aletria de Ovos:
- Os tempos aqui apresentados são exactos – mais 1 minuto, ou menos 1 minuto pode estragar a receita, usar um cronómetro como o do telemóvel para garantir óptimos resultados
- Tudo deve estar antecipadamente preparado – o açúcar numa taça, a água noutra, as gemas devidamente separadas e batidas
- Pode-se adicionar mais uma gema para ficar mais amarela, ou reduzir a quantidade de gemas se forem tamanho L
- Se o lume médio for muito forte – reduzir para lume brando de forma a obter o mesmo resultado
- Não é recomendável dobrar a receita para fazer mais – é melhor fazer dois pratos de aletria em vez de um grande
Bom apetite!


Ta-ta,
Nuno e Tiago
